Cobertura de alagamento no Seguro Auto: saiba como funciona e o que fazer em caso de alagamento
Cobertura de Alagamento no Seguro Auto
A cobertura de alagamento é um componente importante do seguro automotivo. Ela serve para indenizar os consumidores em casos de danos provocados por enchentes, alagamentos ou situações semelhantes em sua cidade ou região. Muitas vezes, a água provoca danos irreversíveis, principalmente quando atinge o conjunto mecânico do veículo.
Como funciona a cobertura de alagamento?
- Danos causados por chuvas: Alagamentos e quedas de objetos são cobertos pelas apólices de seguro compreensivo, o plano mais comum oferecido pelas seguradoras. No entanto, é importante que o motorista não se exponha intencionalmente ao risco, como tentar atravessar uma área alagada por conta própria. Se for indicado que houve exposição a um risco que poderia ter sido evitado, o segurado poderá não receber indenização.
- Água doce vs. água salgada: O seguro contra alagamento cobre apenas a submersão do carro em água doce (chuvas, rios que transbordam etc.), não cobrindo alagamentos por água salgada (do mar, por exemplo).
- Compreensivo: No seguro compreensivo, também conhecido como seguro total, há cobertura em caso de alagamentos parcial ou total ocasionados por água doce, inclusive em subsolos, queda de granizo e árvores.
O que fazer em caso de alagamento?
- Comunique imediatamente: Entre em contato com seu corretor de seguros ou a central 24 horas da empresa. Solicite um guincho para retirar o veículo do local.
- Avaliação da seguradora: A liberação para conserto será feita por um técnico da empresa, que avaliará se o carro pode ser recuperado ou se houve perda total.
Lembre-se de que a prevenção é fundamental. Evite atravessar áreas alagadas de forma intencional e esteja atento aos locais onde estaciona seu veículo. Caso esteja parado em um local com risco de enchente, avise imediatamente a seguradora.