3 Acessórios proibidos para carros: Descubra quais você não pode usar em seu carro
Atualmente, os carros contam com cada vez mais acessórios e funcionalidades que o tornam mais completo. Mas, você sabe quais acessórios não são permitidos por lei? Confira este blog e fique por dentro do assunto!
Utilizar acessórios fora das especificações de fábrica ou da lei, na maioria dos casos, acarreta em uma infração de natureza grave, já que se entende que a alteração contém ou promove riscos maiores a quem está no veículo ou fora dele.
Engate traseiro (Engate de reboque)
Muito comum entre os carros no Brasil, este é um acessório proibido nos carros que não possuem capacidade de tração para rebocar.
O acessório, é muito utilizado pelos brasileiros por uma falsa crença que ele pode promover uma segurança a mais ao veículo, entretanto o objeto oferece aos passageiros do veículo um maior risco em uma eventual colisão.
Faróis xênon
Os faróis xênon já foram moda entre os veículos brasileiros, e em alguns casos ele realmente é permitido por lei. Estes acessórios são proibidos por possuírem em uma intensidade maior ao ponto de atrapalhar veículos que se conduzem em sentido contrário.
“Mas em quais casos eu posso ou não posso utilizar em meu carro?”
Os faróis xênon são regulamentados quando estão presentes no projeto do carro pelo fabricante. Assim, se você tiver interesse em instalar acessório verifique as especificidades do seu veículo.
“Super” centrais multimídia
Central multimídia é um acessório que proporciona uma experiência muito cômoda ao condutor. Afinal, por ela você pode realizar ligações, ouvir suas músicas, utilizar o GPS e diversas outras funcionalidades. Entretanto, alguns desses acessórios são proibidos pelo regulamento de trânsito, aqueles que possuem a possibilidade de assistir televisão ou reproduzir DVD durante a condução do veículo não são regulamentados por lei, afinal podem causar distração ao condutor do veículo.